gGRUPO 1 – ALVIMAR, TIAGO, MARIA LUIZA (ECONOMIA NO PRADO) - bichos
Bichos nas ruas
- Conversar com o pessoal dos abrigos de animais e saber como andam as adoções de cães e gatos abandonados.
- Doenças passadas por esses bichos: problema de saúde pública?
- Levantar estimativas do número de cães e gatos soltos nas ruas de BH.
- Falar com personagens: pessoas que adotaram bichos – suas motivações, seu interesse, etc.
- Psicólogos podem explicar o que leva o ser humano a se apegar tanto aos bichos, enquanto crianças continuam abandonadas nos sinais, pedindo esmolas.
- Como funciona o serviço de coleta desses animais pela prefeitura: qual o destino dos bichos pegos pelas carrocinhas.
GRUPO 2 – JARDELSON, DANIELE, DANIELA E JONATAS - shoppings
A situação dos shoppings de BH
- Relacionar e detalhar, com fontes diversas, a história e o funcionamento dos principais shoppings de BH e região (BH, Diamond, Cidade, Del-Rey, Minas, Itaú Power)
- Falar sobre a decadência de espaços desse tipo (Jardim, Altavila).
- Falar com administradores, economistas e clientes sobre a tendência recente de abertura de pequenos shoppings em bairros (Falls, no Santa Lúcia, Villagio, no Gutierrez e Buritis, etc).
- Conversar com dirigentes da CDL sobre a tendência e sobre a competição muitas vezes desleal entre os shoppings e as lojas tradicionais, nas ruas.
- Buscar personagens que só façam compras em shoppings e os mais tradicionais, que não dispensam as andanças pelo Centro da capital.
- Fazer comparativos sobre faturamento entre os shoppings, levantar preços de aluguel e média de vendas de lojas emblemáticas.
- Retranca sobre os shoppings populares, com personagens, relato da rotina nesses locais, faturamento, etc.
GRUPO 3 – ELENIR, BERNADETE, RAQUEL, SERGIO, LUCIANA, MERCIA - artes plásticas
Panorama das artes plásticas na capital mineira.
- conversar com donos de galeria para entender o mercado de arte, particularmente na capital e relativo aos artistas plásticos locais.
- Identificar e conversar com personagens: artistas que podem ser considerados integrantes da elite das artes mineiras, nacionais e até mundiais; em oposição, falar também com aqueles que se consideram à margem do mercado.
- procurar críticos de arte de jornais e revistas de BH para obter definições mais precisas do mercado na capital.
- falar sobre espaços alternativos para exposições, como bares e restaurantes (Casa dos Contos, etc)
- Falar sobre o centro de artes de INhotim, de preferência com fotos feitas no local.
GRUPO 4 – AUREA, FERNANDA, MARIA CECILIA – escola part. X escola pública
Educação: escolas públicas x escolas particulares
- Falar sobre os tempos em que escola pública era sinônimo de qualidade.
- Conversar com educadores independentes sobre a diferença de nível entre as públicas e as particulares, hoje em dia.
- Ouvir pesonagens e contar suas histórias, comparativamente: alunos de escolas privadas da Zona Sul e de escolas públicas da periferia.
- ir a uma escola particular e a uma pública, anotar comportamentos, tipos de conversas
GRUPO 5 – MARVIO, MARCO ANTONIO, THANIARA, GABRIELA, LUIZ MARCOLINO – ações sociais
Ações sociais na periferia da capital.
- Buscar e relatar experiências isoladas ou não de combate às desigualdades e à violência em favelas de BH e região.
- Levantar números de ação de ONGs e outras entidades nessa luta, na capital e arredores.
- Verificar o estado atual do projeto Fica Vivo, que deve implantar unidades em Ibirité e Sabará, além de já atuar em outras favelas da capital, de Uberlândia e de Uberaba (www.elocidadania.org.br)
- Buscar personagens com bons casos para contar: voluntários, agentes sociais, professores e outros profissionais que atuam no setor.
- Buscar também histórias de gente que mudou de vida depois de participar de programas como esses (menores, adultos, idosos).
- Falar sobre as diferenças entre os professores, salariais e até culturais: os das públicas e os das particulares.
- Levantar números sobre o ensino público e o particular na capital.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário